quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Líder evangélico cresce em meio a guerra cultural no Brasil


Malafaia atrai atenção por ataques a líderes dos direitos homossexuais, do direito ao aborto e da descriminalização da maconha

Os livros de Silas Malafaia, que vendem aos milhões no Brasil, têm títulos como "Como Vencer as Estratégias de Satanás" e "Lições de um Vencedor". O jato que ele usa trás inscrito "Favor de Deus", em inglês, na sua lateral.

Mais Aqui

Aumento da Aids entre gays mais jovens preocupa MS

Às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), o Ministério da Saúde divulgou ontem (28) o Boletim Epidemiológico 2011 assinalando que, entre 1980 e junho de 2011, 608.230 pessoas foram infectadas com o vírus da aids no Brasil. Menos de 1% da população de 15 a 49 anos tem aids – a taxa de prevalência é 0,61% e manteve-se relativamente estável entre 2009 e 2010. A prevalência na população masculina é 0,82% e entre as mulheres 0,41%.



Apesar da estabilidade na prevalência da aids na sociedade brasileira (em torno de 0,6% da população) e ligeira diminuição da incidência de casos notificados em dois anos – de 18,8 casos por cem mil habitantes (em 2009) para 17,9 casos por cem mil habitantes (2010) – o Ministério Saúde alerta para o aumento de 10,1% no número de casos entre gays de 15 a 24 anos. No ano passado, para cada dez heterossexuais vivendo com o HIV/aids havia 16 homossexuais.

Segundo os dados do Boletim Epidemiológico Aids/DST, a taxa de incidência de HIV/aids entre rapazes daquela faixa etária subiu de 9,5 (2000) para 11,1 (2010) – acréscimo de 16,8%; enquanto entre as mulheres jovens assistiu-se à redução de 23,5% na taxa de incidência – de 10,2 (2000) para 7,8 (2010). Para atingir o público jovem, o Ministério da Saúde promete reforçar as campanhas educativas em redes sociais e locais de grande concentração.

No conjunto da população, no entanto, preocupa a evolução do vírus entre as mulheres. Em 1989, a razão era de seis homens com HIV/aids para cada mulher; em 2010 a relação caiu para 1,7. Os homens são maioria entre as pessoas que identificaram o vírus. Em 31 anos (até junho deste ano), o boletim registra 397.662 casos masculinos (65,4%) e 210.538 casos femininos (34,6%).

Ainda que identificadas essas tendências, o Ministério da Saúde assinala que não existe população mais ou menos vulnerável e que o problema é de comportamento. “Sexo sem proteção é o fator de maior predisposição para a infecção”, assinalou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

“A aids não escolhe pacientes, não escolhe cara”, acrescentou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que salientou que o estigma em torno da aids atrapalha o conhecimento sobre a infecção e o tratamento. “Preconceito afasta as pessoas do diagnóstico”, ponderou o ministro.

O ministro destacou que a leitura dos dados epidemiológicos da aids deve ser feita com cuidado. “Toda vez que falamos de casos, nós podemos falar de uma foto ou de um filme de oito ou dez anos”, pondera para lembrar que a identificação do vírus pode demorar e, portanto, os casos registrados hoje têm causas em comportamento do passado.

Além de cruzamentos da incidência do HIV/aids com a faixa etária e o sexo, o Ministério da Saúde também observou os registros entre as grandes regiões do país. Apesar do Sudeste concentrar 56,4% dos casos de aids entre 1980 e junho de 2011 (17,6 casos a cada 100 mil habitantes), a Região Sul tem a maior taxa de incidência, 28,8 casos a cada 100 mil habitantes (acúmulo de 123.069 casos em 31 anos).

De acordo com o boletim epidemiológico, os três estados da Região Sul estão entre os cinco primeiros no ranking da taxa de incidência entre 1998 e 2010. O Rio Grande do Sul é o primeiro com taxa de 27,7 casos por 100 mil habitantes; Santa Catarina é terceiro com 23,5 casos; e o Paraná ocupa a quinta posição com 15,7 casos.

Fonte: Wilson Rabello

Zenaldo financia (com dinheiro público) estudo do IPEA contrário a Carajás e Tapajós!


Zenaldo "Pantaleão" Coutinho nos deve uma explicação!

Ele favoreceu o Instituto de Política Econômica Aplicada (IPEA) COM UM MILHÃO DE REAIS ano passado!

O IPEA, favorecido por Zenaldo COM UM MILHÃO DE REAIS, publicou estudo CONTRA CARAJÁS que vem sendo usado como "verdade científica" pela Rede Globo, Folha de S.Paulo e jornais do estado.

O colaborador gabola vangloriou-se do seu "feito" pelo Twitter, no dia 16 de dezembro do ano passado, quando licenciou-se para ser o "garoto do Califa"

Não se dê ao trabalho de apagar, deputado.

Qual a credibilidade deste estudo? A mesma que tem o estudo do economista Célio Costa!

Com uma pequena diferença: os estudos de Célio Costa foram financiados com recursos privados! Enquanto isso, Zenaldo, este ícone de lisura e correção, esse portento da moralidade pública, enfim, esse tucano, FINANCIA OS ESTUDOS QUE LHE INTERESSAM COM DINHEIRO PÚBLICO!

Explique-se, deputado!

Promotor quer obrigar cartórios do Ceará a fazer casamentos gays


Ministério Público do Estado se baseia em recusa de um deles em converter união estável em casamento civil


O Ministério Público do Estado do Ceará ingressou com uma ação civil pública na Justiça para obrigar os cartórios do Estado a celebrar casamentos civis de pessoas do mesmo sexo.

Em outubro deste ano, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Por 4 votos a 1, os ministros aceitaram o recurso especial no qual duas mulheres dos Rio Grande do Sul pediam para serem habilitadas ao casamento civil.

Ver mais Aqui

Padre Luizão deverá concorrer a prefeito de Parauapebas em 2012 pelo PV




. Ontem (29), durante sessão da Câmara Municipal de Parauapebas, o Blogger foi informado que ações estão sendo conduzidas no sentido de viabilizar a candidatura de Luiz Weber (foto), o Padre Luizão, da Igreja Católica, para o cargo de prefeito de Parauapebas em 2012. Apesar de membro da Pastoral da Terra, Pe. Luizão deverá concorrer pelo Partido Verde. Se confirmada, esta deverá ser a segunda candidatura eclesiástica para as eleições municipais. Antes, o pastor evangélico Fenelon Sobrinho já havia anunciado o interesse de concorrer.



Fonte: Zé dudu

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vida Vitoriosa para Você: Evento de R$2 milhões do Pastor Silas Malafaia reune meio milhão de pessoas

No último evento do ano da Cruzada Vida Vitoriosa para Você, o Pastor Silas Malafaia reuniu cerca de 500 mil pessoas na Praia de Iracema em Fortaleza, segundo o levantamento da Polícia Militar. O número foi o recorde de participantes do evento que contou com um palco de 640 m² para o Pastor Silas Malafaia pregar, além de um mega telão e luzes e som de ultima geração, segundo a equipe da Associação Vitória em Cristo.


O evento contou com a participação também de diversos cantores da gravadora Central Gospel, do Pastor Silas Malafaia, entre eles Nani Azevedo, Jozyanne, Pierre Onassis, Danielle Cristina, Marco Aurélio e o recém contratado Jotta A de apenas 14 anos, além dos já consagrados Eyshila e Davi Sacer. De acordo com a assessoria de imprensa da entidade Malafaia encerrou os dois dias de evento pregando sobre “os diversos aspectos do tempo sobre a vida do ser humano” no primeiro e “as nuances do pecado” no segundo. “Todo homem morre, sente dor e sofre muito. Por isso é um pecador nato. E o pecado está na cabeça do próprio homem. Temos que saber evitar a tentação e não sermos envolvidos pela tal cobiça”, disse o Pastor durante uma das pregações.

A dona de casa Claudia Marques levou toda a família para o evento: “Viemos de São Gonçalo de Amarante, enfrentamos toda a multidão, para ouvir essa linda pregação que deixou nosso coração mais leve”, disse ela para jornal Diário do Nordeste. Já a adolescente Luana Santos, 15, chegou cedo para ver os cantores bem de perto. “Eu fiquei muito feliz de poder assistir, de graça, aos shows de várias celebridades tão queridas e amadas por nós”, revela. A organização afirma que houveram cerca de 10 mil conversões durante o fim de semana.

O décimo quarto evento Vida Vitoriosa para Você teve exatamente 3 horas de duração em cada noite, duas para os cantores e uma para a pregação e custou quase R$2 milhões, segundo o Pastor Sóstenes Cavalcante, diretor de ministério da Associação Vitória em Cristo
.

Bolsonaro apronta mais uma! Desta vez ele teria questionado opção sexual de Dilma.


O deputado do PP do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro (na foto acima) criou nova polêmica na Câmara dos Deputados hoje ao questionar a sexualidade da presidente Dilma Rousseff em discurso no plenário. O parlamentar destacou que, em audiência na Câmara ontem, representantes do Ministério da Educação teriam discutido a inclusão do combate à homofobia nos currículos escolares. Bolsonaro lembrou que a presidente Dilma tinha ordenado a não distribuição nas escolas de material relativo ao combate à homofobia, chamado de kit gay pelo deputado do PP e outros parlamentares evangélicos.

"O kit gay não foi sepultado ainda. Dilma Rousseff, pare de mentir. Se gosta de homossexual, assume. Se o teu negócio é amor com homossexual, assuma. Mas não deixe que essa covardia entre nas escolas de 1º grau", afirmou Bolsonaro.

O pronunciamento de Bolsonaro foi retirado das notas taquigráficas pelo deputado Domingos Dutra (PT-MA), que ocupava a presidência da sessão, a pedido do deputado Marcon (PT-RS). Caberá agora ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), decidir se o pronunciamento ficará registrado nos documentos da Casa.

Em conversa por telefone com a reportagem, Bolsonaro afirmou que não era sua intenção questionar a sexualidade da presidente da República. "Não me interessa a opção sexual dela, eu só não quero que esse material vá para a escola". Ele afirmou que estava falando do amor de Dilma com a "causa homossexual". Chegou a comemorar e disse que a polêmica criada em cima da declaração era positiva. "Uma frase equivocada está ajudando a levantar o mérito da discussão".O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) criticou o colega ainda pela manhã durante a sessão. Afirmou que as declarações de Bolsonaro podem significar quebra de decoro parlamentar. A vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), pediu que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), tome "providências enérgicas" em relação a Bolsonaro. Marta afirmou que Bolsonaro está "sem freio de arrumação" e foi além dos limites do decoro parlamentar em seu pronunciamento, faltando com o respeito à presidente da República.

O discurso do deputado do PP teve ainda questionamentos ao ministro da Educação, Fernando Haddad, pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo. "Povo paulistano, será que o Haddad como prefeito vai colocar uma cadeira de homossexualismo no primeiro grau?", perguntou Bolsonaro. Mais tarde, o parlamentar voltou à tribuna da Câmara. Dessa vez, foi menos incisivo contra a presidente e sugeriu que ela possa estar sendo enganada por Haddad e pela ministra Maria do Rosário (Direito Humanos) na discussão sobre o combate à homofobia nas escolas.

(Agência Estado e Diário Online)

O HOMEM DA BÍBILIA - VideoDoc /BCB Produções em Parauapebas

O HOMEM DA BÍBLIA

Desde novembro de 2001, o funcionário público Eudes dos Santos percorre o sul do Pará pregando o Evangelho... o resto dessa história, você confere no documentário O HOMEM DA BÍBLIA, produzido durante o módulo Linguagem Cinematográfica, ministrado por Vladimir Cunha em Parauapebas (PA), pelo projeto de oficinas de capacitação audiovisual Curta em Circuito.

Uma realização Barba Cabelo & Bigode Produções Culturais



Apoio: Labirinto Cinema Clube

um vídeo Divino!




www.labirintocinemaclube.com.br



Fonte: Wanterlor Bandeira

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vandenkolk na luta pela universidade em Parauapebas


Com alegria incontida informo que a UNIFESSPA conquistou mais uma vitória conforme o nosso compromisso assumido , apresentei emenda de Bancada destinando recursos financeiros para a implantação dos Campi da UNIFESSPA em Marabá ,Rondon do pará ,Santana do Araguaia ,São Felix do Xingu  e Xinguara . A Bancada do pará aprovou por unanimidade a nossa proposta de emenda ao orçamento União .

Do Ceará para o mundo

Taxa sobre minérios


O governador Simão Jatene anunciou no seu programa de rádio, o “Prestando Contas”, a criação da Taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerais, a TFRM, que atualmente teria o valor de R$6,00 por tonelada de minério explorado no Pará. A tarifa está para ser votada na Assembléia Legislativa sob caráter de urgência, pois o governador deseja colocá-la em vigar a partir de 1 de Janeiro.

PMDB nacional sugere que o STF “joga” com o PT para Paulo Rocha assumir


Reunida na tarde de , 23, a Comissão Executiva Nacional do PMDB, sob a direção do senador Valdir Raup (PSDB PMDB-RO), com a presença do presidente do Senado, José Sarney, emitiu nota de apoio ao senador eleito Jader Barbalho (PMDB-PA), denunciando um suposto jogo político do Supremo Tribunal Federal (STF), colimado com o Partido dos Trabalhadores, para, em detrimento de Jader Barbalho, dar posse a Paulo Rocha (PT-PA), o terceiro mais votado na eleição de 2010.



A Comissão Executiva do PMDB alega que o STF estaria usando "dois pesos e duas medidas", já que outros parlamentares enquadrados na Lei da Ficha Limpa já foram empossados.



O senador Wellington Salgado declarou que está claro o “jogo” do STF com o PT: “Qual é o grande jogo? Acabar com o PMDB. O Supremo tirou dois senadores do PMDB ( Wilson Santiago e Gilvan Borges) e impede dois dos nossos de assumir (Jader Barbalho e Marcelo Miranda). Não querem o PMDB grande no Senado. É uma coisa orquestrada. O Supremo está agindo politicamente para dar a vaga ao PT.”.



O presidente José Sarney veio no mesmo tom: “Se a Lei da Ficha Limpa não entrou em vigor para os outros, porque só entrou para Jader?”.



O STF sempre se tem dividido no que já virou o “Caso Jader Barbalho”: coincidência ou não, só aprecia o específico processo quando “parece saber”, que vai dar 5 x 5, o que acaba sendo uma forma oblíqua de procrastinar uma decisão.



No último julgamento soou específico demais o acompanhamento do ministro Fux ao voto do relator: foi Fux quem selou a impertinência da Lei da Ficha Limpa para a eleição de 2010, quando havia, de sobra, como demonstrou o decano da Corte, Celso Mello, julgados do próprio STF autorizando a procedência dos embargos reclamados.



Os ministros Gilmar Mendes e Marcou Aurélio Mello, também, têm questionado, abertamente, esta ambiguidade do STF

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Bel Mesquita: “Regionalização e segmentação são o futuro do turismo”

..
Bel Mesquita participa da abertura do Congresso

.O Congresso do 23º Festival do Turismo de Gramado foi iniciado na manhã desta sexta-feira, dia 18, com o painel “Reordenação do mercado, o futuro da economia turística mundial”. Ana Isabel Mesquita de Oliveira, secretária Nacional de Políticas de Turismo, abriu o seminário com um panorama do cenário turístico brasileiro e, na sequência, expôs os desafios a serem enfrentados.

O turismo representa 3,6% do PIB brasileiro – a expectativa é que chegue a 6% até o final da década – e gera R$ 132 bilhões em renda. Os gastos dos turistas estrangeiros alcançaram US$ 4,3 milhões e a estimativa é que 2011 feche com a cifra de US$ 4,98 milhões. Os desembarques também foram destacados pela secretária. De janeiro a setembro de 2011, 6,7 milhões de turistas estrangeiros chegaram ao Brasil, contra 5,8 milhões no mesmo período de 2010, um aumento de 16,05%. Já o turismo doméstico obteve um aumento de 18,67% em visitantes domésticos, saltando de 49,5 milhões para 58,8 milhões.

“De tudo o que é movimentado pelo setor, 85% é fomentado pela viagem de brasileiros dentro do nosso país, um dado importantíssimo e explicado pela expansão das classes C e D e do mercado corporativo”, lembrou Bel Mesquita. Segundo ela, o turismo emprega 7 milhões de pessoas no Brasil.

Uma das principais tendências sócio-econômicas apresentadas em pesquisas, de acordo com a secretária, é o aumento do impacto positivo do turismo como eixo multiplicador do desenvolvimento econômico e social das comunidades locais. Nesse cenário, ela destaca os principais desafios do Brasil: ampliar os fluxos turísticos internos interregional e intraregional, formular políticas públicas para a incorporação de nichos específicos (solteiros, casais sem filhos, mochileiros, LGBT, melhor idade, pessoas com deficiência e outros) e atrair novos viajantes à base do turismo doméstico. “Cento e cinco milhões de brasileiros não viajam e precisam ser inseridos nesse mercado”, destaca a executiva. No final, ela enviou um recado para os agentes: “As agências não irão acabar, mas elas precisam se transformar”.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rascunho de projeto para um Ministério da Corrupção

Guto Cassiano
Acabar com a corrupção é o objetivo de todos os políticos. Sobretudo daqueles que ainda não chegaram ao poder.
A despeito das boas intenções coletivas, a corrupção anda tão desavergonhada que já roubou até o benefício da dúvida.
Tudo indica que a corrupção é, hoje, o empreendimento que mais cresce no país. Porém...
...Porém, como os corruptos raramente são denunciados e nunca são punidos, as estatísticas sobre a pujança do setor são imprecisas.
A encrenca reclama arrojo e criatividade. Já que é impossível acabar com a bandalheira, o governo precisa organizá-la.
Não se pode mais tolerar que os corruptos, dispersos pelos ministérios, trafeguem em faixa própria, sem método e sem critérios.
Como primeira providência, sugere-se a criação do Ministério da Corrupção. Vai abaixo um rascunho de projeto-de-lei:
Capítulo I – Das disposições preliminares
Art 1o: Fica criado o Ministério da Corrupção.
Art 2o: Esta lei estabelece normais gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado aos corruptos no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Capítulo II – Da definição dos corruptos
Art 3o: São corruptos, para os efeitos desta lei, homens e mulheres que, embora muito parecidos com os não-corruptos, diferenciam-se destes pela taxa de sucesso.
§ 1o – São corruptos de pequeno porte aqueles que se diferenciam dos não-corruptos por taxas de 5% a 10%. De médio porte, aqueles cujas taxas oscilam de 10% a 30%. De grande porte, os que extrapolam os 30%.
Capítulo III – Da organização administativa
Art 4o: O cargo de ministro da Corrupção será exercido por corrupto com notória especialização, medida pela incompatibilidade dos bens com os rendimentos.
§ 1o: Como os demais ministros, o titular do Ministério da Corrupção participa das reuniões ministeriais, só que embaixo da mesa.
Art 5o: Cabe ao CGC (Comitê Gestor da Corrupção), órgão auxiliar do ministro, estabelcer cotas de desvios para cada repartição pública.
Art 6o: Cabe também ao CGC administrar o CUC (Cadastro Único dos Corruptos). Os corruptos serão catalogados no CUC conforme o setor em que roubam e o volume que afanam.
- Paragrafo único: Mediante pagamento de comissão, o CGU providenciará para que os corruptores tenham acesso ao CUC. O objetivo da medida é evitar a escolha do corrupto errado, desburocratizando o mercado negro dos favores ilícitos.
Capítulo IV – Dos incentivos tributários
Art 7o: Ficam isentos do pagamento de tributos os corruptos que, tendo realizado todo o seu potencial, se abstenham de mandar o fruto do roubo para o exterior, mantendo o dinheiro no Brasil e ajudando a movimentar a economia do país.
Capítulo V – Das disposições finais
Art 8o: Fica formalmente extinta, no âmbito da administração pública, a probidade.
Art 9o: Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art 10o: Revogam-se as disposições e também as indisposições em contrário.


Fonte:  Josias de Souza

Ana Júlia e Iracy Gallo vão à Justiça


O juiz Elder Lisboa, recebeu a ação civil pública por improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público estadual contra a ex-governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e a ex-secretária de Educação do Estado, Iracy de Almeida Gallo Ritizmann. O MP denunciou a suposta prática pela distribuição de kit escolar e publicação intitulada “Educação em Revista”. A distribuição do kit e da revista teriam ferido o princípio da impessoalidade. O MP pediu, dentre outros pontos, o ressarcimento dos danos causados aos cofres públicos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PSD inaugura Sede

Voce esta convidado para a inauguração da sede do PSD partido social democrático que será realizada na rua Rio de Janeiro nº  90 dia 18 de novembro (sexta-feira) as 19:00h

Ex-presidente recebe diagnóstico de câncer


Marisa Letícia raspa barba e cabelo do ex-presidente Lula



A barba era uma das marcas registradas de Lula desde que surgiu politicamente, no final dos anos 1970, como sindicalista.

Diagnosticado com um câncer na laringe há duas semanas, no dia 29 de outubro, Lula iniciou o tratamento quimioterápico dois dias depois (31).

O diagnóstico foi feito em exame realizado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.


Fonte (Bol.com.br)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pastor Moisés chega ao Cedere III e Lidera um Grande Impacto Pentecostal

Karla ,Marcelo, Pastor Moisés e O Cantor Almir Santos

Estivemos no último 13 e 14 de novembro visitando
nosso amigo Pastor Moisés na comunidade de Ouro verde
mais conhecida como Cedere III , como ja era de se
esperar a recepção foi uma maravilha ,
por coincidencia chegamos na hora do almoço
 e logo a convite do pastor participamos de um
grande banquete.
Marcelo Parcerim , Irmã Zenilza , Pastor Moisés
e o Cantor Almir Santos

 Nas dependencias da casa Pastoral uma mesa para 
 uma grande familia
Muitos irmãos participaram da festa
Sempre agradecendo a Deus por todas as conquistas
Frente da Igreja do Senhor em Cedere III
Na chegada do Pastor Moisés foi feita uma nova pintura do
complexo espiritual  digo complexo porque lá conta com o
Templo de tamanho Médio , uma casa Pastoral ,um refeitório
para 200 pessoas, 08 banheiros, uma ampla cozinha
e dependencias para ministração de cursos tipo: corte e costura ,
informática etc.

Nos tres dias de festa a movimentação foi grande.
Moisés Júnior comandou o corte das carnes.
Presbitero Ramário, Moisés Júnior e Marcelo Parcerim.
Timóteo , Marcelo Parcerim , Manoel construtor e esposa
Houve grande manifestação do poder de Deus.




Cantor Almir Santos

Pastores de quase toda a região marcaram presença.
Ciculo de Oração de comunidades vizinhas


A igreja esteve super lotada


 Pessoas tentavam se acomodar por dentro e
por fora, com certeza esta festa foi uma benção .

Mapa do piso dos Professores

Dos 27 estados do Brasil, o Pará é o 26° em matéria de desenvolvimento



A recente publicação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), sobre desenvolvimento federativo, corrói discursos desavisados que qualificam estados como o Piauí, Sergipe e Amapá, como a perfeita tradução do atraso nacional.



Indica-se que os que usam tais argumentos conhecem mais as agruras daqueles estados e muito menos as do próprio domicílio. Talvez achem que o Pará se resume a Belém e adjacências, onde os índices já deixam muito a desejar.



Em termos de desenvolvimento, o Pará amarga o 26° lugar, seguido por Alagoas, em 27°. Se Alagoas agregar 0,0034 pontos, nos passará.



Os estados do Tocantins e Mato Grosso do Sul, que se emanciparam de Goiás e Mato Grosso, deixam o Pará longe: Tocantins é o 15° estado mais desenvolvido do Brasil, Goiás é o 9°; Mato Grosso do Sul é o 10° estado mais desenvolvido do Brasil e Mato Grosso é o 11°.

Tenho ouvido o discurso maniqueísta de que os políticos do Sul e Oeste do Pará são malsinados interesseiros, cujas tulhas, que receberão os tentos de uma possível divisão, são os próprios bolsos.



Para que esta asserção seja equânime, é necessário voltar os olhos aos senhores da metrópole, de onde sempre saíram os mandatários da província, os seus mais eminentes parlamentares, os meritíssimos julgadores e as respectivas decisões dos rumos.



Nós, os caipiras de gravata e sapato, jamais passamos de meros coadjuvantes neste filme que cada vez mais se abaçana na tela.



Onde, quando, e como o Pará, este colosso tão belo e tão forte, desencarrilhou dos trilhos que nós juncaríamos de flores?



Responder que a culpa é dos políticos é um desvio vão. Já passou da hora de todos nós assumirmos parte da culpa e da cumplicidade, para discutirmos isto de maneira mais consequente.


Fonte: FIRJAN

Deputado João Salame (PPS), presidente da Frente Pró Estado de Carajás, concede entrevista sobre o plebiscito.

João Salame, sobre Estado de Carajás:”Nossa causa é muita justa e generosa. É difícil se contrapor a ela”.

A campanha de TV/Rádio inicia na próxima sexta-feira, dia 11. Você já assistiu algum piloto dos programas que serão veiculados no Horário Gratuito? Se já, qual avaliação?


Já assisti e estou entusiasmado. O Duda Mendonça sabe como poucos interpretar o que vai no coração dos brasileiros, sobretudo os mais humildes, que são a maioria da população. Acho que nosso programa vai comunicar bem com essas pessoas e convencê-las que a criação dos novos estados é boa para todos.


Qual sua expectativa em relação à campanha no horário gratuito ?


Nas reuniões que estamos realizando nos municípios do Novo Pará notamos que a adesão de lideranças é grande após expormos as nossas idéias. Mas o alcance dessas reuniões é limitado. Com o horário eleitoral gratuito teremos a oportunidade de expor nossos argumentos para milhões de pessoas. Como tenho segurança da justeza de nossa causa acredito firmemente que convenceremos a maioria a votar no sim.



O marketing do Sim está entregue ao Duda Mendonça. A campanha do Não está sob responsabilidade do Orly Bezerra, um dos mais consagrados marqueteiros do Pará. Apesar da fama internacional do Duda, você não se preocupa com a possibilidade da equipe de Orly causar surpresa na campanha plebiscitária, por conhecer bem mais o cenário estadual?



O Orly é meu amigo pessoal. Talentoso e competente. Infelizmente estamos em campos opostos nesse plebiscito. Claro que o programa do NÃO, sob o comando do Orly, terá muita qualidade. Mas além do Duda também ser muito competente, ele está cercado por bons profissionais paraenses e por lideranças que conhecem a fundo o Pará. Além do que, insisto, nossa causa é muita justa e generosa. É difícil se contrapor a ela.


Quais os argumentos que você usará na campanha para convencer o paraense a dividir o Estado em três territórios?


Sou paraense, minha esposa e meus filhos também. Meu pai nasceu em Belém e minha mãe em Igarapé Açu. Por isso defendo a divisão, porque ela é boa para o nosso estado. O Pará tem quatro problemas que juntos são insolúveis. É uma área muito grande, com grandes problemas, com uma população que cresce muito todo ano e com poucos recursos financeiros. Com a criação dos novos estados teremos 3 governos para administrar áreas menores, com menos problemas e uma população menor. E com mais dinheiro. Não é difícil para uma pessoa de bom senso entender isso. Temos também as experiências dos estados que se dividiram nos últimos 70 anos. Todos tem hoje o Índice de Desenvolvimento Humano melhor do que o Pará, até mesmo o Amapá e o Tocantins. Votar NÃO é votar para que as coisas continuem como estão. Não é culpa do governo, mas da baixa capacidade de investimento de um estado que não tem condições sequer de dar um aumento de salário para os professores de sessenta reais para que se atinja o piso nacional de salários, senão estoura o gasto com folha de pessoal. Um estado que não dá conta de recuperar as estradas, de melhorar a educação e a segurança na intensidade que o povo necessita.


Que o governo ficará mais próximo com 3 estados isso é claro, mas como terão mais dinheiro do que hoje para investir?


Só no Fundo de Participação dos Estados nossa receita aumentará em cerca de 3 bilhões de reais. É simples entender isso. O FPE é um Fundo do qual participam todos os estados da Federação. O Pará tem uma cota no Fundo de 27 estados. Passaremos a ter 3 cotas num Fundo com 29 estados. O aumento de arrecadação é automático. Recebemos 2,9 bi em 2010 e deveremos receber 5,9 bi nos três estados, para a mesma área, para a mesma população. O Novo Pará deverá ter um FPE de 2,6 bi, ou seja, 300 milhões a menos que recebe atualmente. Só que vai administrar uma área muito menor, uma população menor e apenas 78 municípios. Já é um ganho enorme. Mas vai deixar de gastar cerca de 1,5 bi que gasta atualmente com as duas regiões. Ou seja, economiza 1,2 bi e ainda vai ter menos problemas para governar. Isso é muito dinheiro, pois a capacidade de investimento próprio do governo do Pará hoje não passa de 200 milhões. Já os novos estados vão receber juntos cerca de 3,3 bilhões, ou seja, mais do que o dobro de tudo o que o Governo do Pará investe hoje nas duas regiões. Por isso é ridículo o discurso dos que dizem que os novos estados são inviáveis, que o custo da máquina vai ser muito alto. Se hoje com o pagamento de pessoal, do custo da máquina e com investimentos o Pará gasta menos do que a metade que vamos receber só de FPE como esses novos estados não se sustentam? E é bom que se lembre que gastos com pessoal e custeio são limitados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Sem falar que ainda teremos de receita o ICMs, IPVA, SUS, Fundeb e vários outros tributos, que crescerão ainda mais com o desenvolvimento econômico que vai tomar conta dos três estados. Ou seja, todos vão ganhar.


Em relação ao badalado e polêmico tema dos 5 milhões… Explique melhor essa conversa do desaparecimento de cinco milhões arrecadados através de leilões de gado no Sul do Estado.


Isso não existe. Lançaram um factóide sem prova alguma. Não conseguimos arrecadar dinheiro nem pra colocar carros de som, adesivos, cartazes e santinhos na rua em número suficiente. A Frente está lidando com grandes dificuldades pra arrecadar o dinheiro necessário pra pagar nossos custos básicos. E antes da Frente, no período que o Instituto Pró Carajás (Ipec) esteve à frente, não houve nenhum leilão de gado e era um coletivo de pessoas sérias que arrecadaram recursos para pagar advogados que defendiam os interesses dos novos estados no Supremo Tribunal Federal, mas com valores muito distantes do que essa boataria disseminou.


Passada a campanha plebiscitária, e numa hipótese de derrota do SIM, você não teme ser “amaldiçoado” eleitoralmente, correndo o risco de perder, em eleições futuras, milhares de votos conquistados na ultima eleição em Belém e demais municípios da região metropolitana e de outras cidades fora da geografia dos propostos estados do Tapajós e Carajás?


Primeiro estou convencido que vamos ganhar esse plebiscito. Por outro lado, nossa liderança está crescendo em Belém e em municípios do Novo Pará. As midías sociais são um bom exemplo. Todos os dias recebo solicitações de novas amizades de pessoas de Belém e dos municípios daquela região. No Facebook pulei de 580 amigos antes do início desse debate para mais de 4 mil hoje. Nunca é ruim defender o que você pensa. As pessoas valorizam isso, mesmo que não concordem com as suas idéias. Já nadei muitas vezes contra a correnteza. Lutei contra a ditadura, defendi a candidatura do Lula a presidente quando muitos a temiam, apoiei o Almir Gabriel quando todos diziam que ele não ganhava aquela primeira eleição pra governador, em suma, faço o que minha mente e o meu coração determinam. E tenho certeza que muita gente tem reconhecido e haverá de reconhecer cada vez mais esse esforço sincero de minha parte.


Deputado, o tema é evitado pelos coordenadores da campanha do SIM, mas não podemos deixar de provocá-lo. Na hipotética criação do Estado de Carajás, surgirá outra briga que será pela definição da futura capital do Estado. Quem acompanha os bastidores da campanha sabe que empresários e políticos residentes mais ao Sul do Estado defendem Redenção como futura capital, em detrimento de Marabá. Nos últimos meses, tem-se falado muito na compra de imensas áreas, nos arredores do município de Eldorado, por parte de um poderoso fazendeiro e de alguns empresários, no ponto onde se pretende construir uma cidade planejada, nos parâmetros de Palmas, como futura capital de Carajás. A compra dessas áreas é uma realidade, sabemos quem são seus compradores. Você é favorável também a construção de uma capital planejada?


Essa questão é secundária. O mais importante é criar o novo estado. Particularmente acho que não devemos gastar tanto dinheiro com a construção de uma nova capital. Temos várias cidades que podem abrigar a sede do poder político do novo estado. Que o povo depois decida isso em plebiscito.


Quanto já foi gasto até agora na campanha do SIM?


Estamos finalizando nessa sexta-feira o balanço do que foi arrecadado e gasto até agora. Esse balanço será enviado ao Tribunal Regional Eleitoral e semana que vem deve estar disponível para toda a população.


Você não acha que esse movimento divisionista está muito restrito aos interesses de cúpulas? Não se viu, em nenhum momento, até agora, pelo menos na região sudeste do Estado, a movimentação apaixonada do povão.


As pesquisas mostram que o nível de adesão na região do Carajás e do Tapajós é da ordem de 90%. Como em toda campanha as coisas só esquentam após o horário eleitoral gratuito. Mas já tivemos várias carreatas, reuniões e mobilizações que envolveram muita gente. É uma campanha atípica, que não tem um candidato. Mas tenha certeza que o povo responderá nas urnas. Esse é um sentimento popular, basta você conversar nos bares, nas ruas, que vai perceber a ampla aceitação da tese da criação dos novos estados na nossa região. Naturalmente que ainda existem pessoas com pouca informação e dúvidas, mas isso é natural e durante a campanha conseguiremos esclarecê-las.



Pelo menos cinco territórios indígenas estão inseridos na geografia do Estado de Carajás. A questão indígena deveria merecer, nessa discussão, maior atenção, mas até agora não se tem conhecimento do envolvimento dessa etnia nos debates, nem se fala do papel das aldeias e nem a configuração social que cada uma delas terá no hipotético novo estado.



Realmente esse debate não entrou em pauta como deveria, mas será abordado na campanha. Já temos várias reuniões marcadas com lideranças indígenas e muitos já nos apóiam.


Mudando de assunto, falemos agora da política marabaense: se realmente o TRE considerar procedente a cassação de Maurino Magalhães, você assumirá a prefeitura, independente do julgamento do mérito pelo TSE?


Só assumo se houver segurança jurídica de que não vou ter que renunciar o mandato de deputado e correr o risco do prefeito retornar ao cargo em poucos dias.



Caso decida permanecer na AL, você aceitaria disputar a prefeitura, ano que vem, como representante da chamada Terceira Via, ou apoiará a candidatura de Tião Miranda, para atender apelo do governo do Estado?


Durante muitas eleições fui aliado do deputado Tião Miranda. Inclusive fui apoiado por ele para disputar a prefeitura em 2008. Não sou de cuspir no prato que comi, por isso levo isso fortemente em consideração. Nas eleições do ano passado ele decidiu disputar o mesmo cargo que eu e isso criou alguns atritos e desconfianças entre nós, por isso teremos que conversar muito para que possamos caminhar juntos novamente. Nada que seja insuperável.

Nas pesquisas que estão sendo realizadas com vistas à disputa da prefeitura o ano que vem tenho aparecido com freqüência bem posicionado e com baixíssima rejeição. Não posso desconhecer esse fato. Mas daí a definir desde agora que sou candidato existe uma distância muito grande. Até porque nunca enxerguei a política a partir de projetos pessoais, mas sim como conseqüência de um projeto coletivo.

Minha prioridade agora é o plebiscito. Ano que vem tratarei da eleição municipal. Dialogar com o ex-prefeito Tião Miranda não é problema para mim. Dialogar com outras forças políticas também não. Acho que Marabá vive um momento de desgoverno muito forte, que está prejudicando duramente a população. Candidato ou não vou me pautar por participar de uma composição política que tenha compromissos com a cidade, com uma gestão competente, transparente e participativa. Marabá não merece continuar do jeito que está.

Fonte: Hiroshi hibógea

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sim ou Não

Começou hoje o programa eleitoral para o plebiscito que haverá em dezembro no Pará.


Os telespectadores puderam assistir, hoje a primeira propaganda das frentes contra e a favor da criação de Carajás. Amanhã, será a estréia da campanha envolvendo a disputa em torno do Tapajós. A campanha irá ao ar até o dia 7 de Dezembro.



A votação está marcada para 11 de dezembro. O voto será obrigatório aos eleitores paraenses.