Segundo informou o engenheiro Luciano Alves de Souza, assessor da diretoria Colossus, há cinco anos a mineradora vem investindo em Serra Pelada, disponibilizando cerca de R$30 milhões somente em pesquisas, fato que vem justificar a afirmação de que o Projeto Serra Pelada é viável economicamente. A empresa pretende investir US$120 milhões até o final de 2011,quando o projeto começará a dar retorno.
Luciano Souza afirma que, segundo estimativa da mineradora, a cada tonelada de material mineral, serão apuradas 7 gramas de ouro. Ainda segundo o assessor, o garimpo de Serra Pelada apresenta peculiaridades diferenciadas, já que o material estéril é muito pouco, sendo praticamente o obtido quando da abertura do túnel de acesso à mina
A distribuição de renda é outro tema que o Projeto Serra Pelada levou em conta. O acordo aprovado em assembleia pela COOMIGASP prevê que a Colossos repasse um percentual pré-determinado para a sócia que redistribuirá aos garimpeiros associados. Luciano Souza fez questão de dizer que a Colossus não tem vínculo algum com o garimpeiro ou ingerência sobre a COOMIGSP, até porque não teria condições técnicas para tratar pessoalmente com cada um dos 42 mil que compõem a cooperativa, mas que respeita e acata todas as decisões discutidas nas assembleias pelos associados.
Se daqui a alguns anos esse projeto trará lucro aos garimpeiros, só o tempo dirá. Nele fica a certeza de que algo está sendo feito em prol de dezenas de milhares de garimpeiros de Serra Pelada, homens que no passado apostaram todas as suas fichas na tentativa de alcançar o ouro, de bamburrar e fazer a independência financeira. Hoje essa realidade é outra! A Colossus, de forma cristalina, vem mostrando que a ilusão do eldorado não passou de sonho para a grande maioria.
Quem sabe essa parceria possa trazer de volta a dignidade para dezenas de milhares de garimpeiros espalhados por esse Brasil. Nessa visita, na qual tive a oportunidade de rever Serra Pelada, e me lembrar daquele tempo árduo de luta pela subsistência, pelo que deu pra ver é que, a eles, garimpeiros, essa parceria me parece ser a melhor alternativa. Oxalá tudo dê certo!
FONTE: http://www.zedudu.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário