Vista de Manhattan com a ponta instalada no One World Trade Center (Foto: Reuters/Gary He/Insider Images/Handout )
Nesta sexta-feira (10), o One World Trade Center, maior prédio que ocupa a zona onde ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001, teve colocado seu pináculo, a ponta que lhe confere a altura de 541 metros, tornando-o o prédio mais alto do hemisfério ocidental, pelo menos segundo seus construtores. Essa altura equivale a 1776 pés, uma homenagem à independência dos EUA, ocorrida em 1776.
Mas sua altura não é um assunto livre de controvérsia. Acontece que, no topo do prédio, há uma estrutura similar a um mastro, com 124 metros, que, se for considerada tecnicamente uma antena, coloca o arranha-céu atrás da Willis Tower (antiga Sears Tower), em Chicago, que tem 442 metros.
O Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, uma organização que ranqueia os prédios mais altos do mundo, esclarece que uma antena é algo removível. Após o término da construção, a instituição vai avaliar o que é a estrutura no topo One World Trade Center, e confirmar se ele é, ou não, o mais alto do Ocidente.
O prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros. As Torres Gêmeas, destruídas em 11 desetembro de 2001, tinham cerca de 414 metros, sem contar a antena que havia sobre uma delas
Em 27 de abril de 2006, uma cerimônia de início das obras foi realizada para a Freedom Tower.
Nenhum comentário:
Postar um comentário