segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DIA DA DEMOCRACIA

Comemora-se hoje, 25 de outubro, o Dia da Democracia


25/10/10

Postado por Zé Dudu em Efemérides



A palavra "democracia" tem origem no idioma grego démokratía, ou seja, dêmos = povo e kratía = força, poder. Assim, a democracia é o sistema de governo em que prevalece a vontade da maioria e o respeito aos direitos da minoria. As sociedades democráticas são governadas por representantes eleitos de forma direta e tem como ideias a liberdade, igualdade e fraternidade. Por ser tão importante na vida dos cidadãos tem um dia para ser comemorada. Não se sabe ao certo a origem da data, mas o importante é que na maioria dos países ela chegou para ficar.

Frases famosas sobre democracia:

"Se começássemos a dizer claramente que a democracia é uma piada, um engano, uma fachada, uma falácia e uma mentira, talvez pudéssemos nos entender melhor." (José Saramago)

"O amor da democracia é o da igualdade." (Barão de Montesquieu)

“Não há democracia política que resista a tão dramáticas diferenças sociais. O agravamento das desigualdades é um convite às soluções de força." ( Luís Inácio Lula da Silva )

Democracia quer simplesmente dizer o desencanto do povo, pelo povo, para o povo." ( Oscar Wilde )

"A grande força da democracia é confessar-se falível de imperfeição e impureza, o que não acontece com os sistemas totalitários, que se autopromovem em perfeitos e oniscientes para que sejam irresponsáveis e onipotentes." ( Ulysses Guimarães )

"A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si." ( Aristóteles )

"A democracia precisa da virtude, se não quiser ir contra tudo o que pretende defender e estimular." ( Papa João Paulo II )

"A democracia não é apenas a lei da maioria, é a lei da maioria respeitando o direito das minorias." ( Clement Attlee )

"A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo." ( Abraham Lincoln )

"A democracia é como a tesoura do jardineiro, que decota para igualar; a mediocridade é o seu elemento." ( Marquês de Maricá )

"A democracia é apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes. " ( George Bernard Shaw )

"A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos." ( Sir Winston Churchill )

"A democracia constitui necessariamente um despotismo, porquanto estabelece um poder executivo contrário à vontade geral. Sendo possível que todos decidam contra um cuja opinião possa diferir, a vontade de todos não é por tanto a de todos, o qual é contraditório e oposto à liberdade.” ( Immanuel Kant ).

Postado por Zé dudu

Nenhum comentário:

Postar um comentário