quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Da importância da palavra na formação do caráter

Coisa tão difícil hoje em dia é a palavra.



Nos mais diversos níveis, nas mais variadas traduções a palavra é algo que se preza muito, mas que nos dias em que vivemos tem é muito pouco valor. E o pior…todo mundo quer a sua palavra, mas oferecer a própria, verdadeiramente, é artigo de luxo.


Empenha-se a palavra como coisa qualquer. Promete-se o que de antemão já se sabe não poder cumprir. Falta sempre a transparência, honestidade e (minha opinião) o respeito.


Daí que pelas mais diversas razões eu tenho me debatido muito com este tema há algum tempo. A tal ponto que começo a ter muita raiva de ter que confiar nas pessoas, sabendo que muito provavelmente o que foi dito é apenas poeira no vento. horrível


E com isso comecei a tentar olhar essa questão da palavra pela ótica de uma criança pequena. E me questionei sobre a importância da palavra na formação do caráter.


É certo que as crianças pequenas como a Ana Luiza não tem esses conceitos claramente definidos na mente, mas sem dúvida alguma tem a intuição destes conceitos, inclusive porque se espelham em nós, e, portanto, o que dizemos e fazemos é parte fundamental na construção desses conceitos e desta forma, na construção do caráter.


Venho tentando ter o máximo de cuidado com tudo o que digo ou prometo à Ana Luiza. Na esperança de sempre manter o que foi dito . De modo que ela saiba cegamente que, no que vier de mim, ela pode confiar. E de modo que ela entenda que independente do que lhe disserem pela vida afora, é importante dizer a verdade.


Entendo que as vezes as circunstâncias da vida nos jogam em situações que não permitem se cumprir ao pé da letra o compromisso. Nem por isso apagam nossa intenção de ter cumprido. Mas também entendo que para essas ocasiões existe a palavra desculpa. E desta forma, que eu consiga ensinar a ela o peso da palavra e o peso da desculpa e que nem uma, nem a outra sejam demasiadamente utilizadas, a ponto de que se perca nesse vai e vem de situações o que é mais importante de tudo – a confiança. Em seu mais amplo sentido, desde um simples e inocente ‘te ligo mais tarde’ até ‘você pode contar comigo sempre’.


Quero que ela entenda não somente a importância destes conceitos, mas que na construção do seu caráter isso seja um sólido pilar, um valor de referência.


Imagine uma situação corriqueira, um dia de chuva. Malu me pede sempre pra passear. E eu lhe digo - apenas para que não chore - que quando a chuva acabar iremos passear. Mas daí a chuva passa e eu não a levo. E ela me questiona, e eu dou qualquer outra palavra.


Como é que poderei querer – a médio-longo prazo – quando lhe disser qualquer outra coisa, até mesmo um ‘filha, no final de semana te levo pra dar o passeio’, que ela de fato acredite? Como poderei querer que – a médio-longo prazo – quando ela me disser ‘mãe, te ligo logo mais’, que ela realmente ligue?


Como poderei querer que quando adulta minha filha entenda e saiba o peso da palavra, da desculpa, da confiança, se já no berço ela não sentir a importância de cada uma destas coisas?






A verdade é que em qualquer situação dessas, a palavra dada gerou expectativa. E com ela ansiedade, despertou sonhos. Já é muito ruim que isso seja decepcionado – o que as vezes vai acontecer mesmo – inevitável.


Triste mesmo é que esta palavra tenha sido dada apenas como desculpa de algo que já se sabia, não ia acontecer. Ai é maldade. E não convém esconder a covardia atrás da maldade…também não convém deturpar os conceitos de palavra e desculpa, nem confundi-los (nada haver).


Por isso vamos ao dicionário, porque sempre é bom relembrar conceitos e refletir sobre eles e o uso que fazemos deles em nossas vidas (para os verbetes completos, siga os links nas palavras):


Palavra: s.f. Vocábulo provido de significação. // (…) De palavra, que cumpre o que promete: pessoa de palavra. // Só ter uma palavra, ater-se ao compromisso. // Medir (ou pesar) as palavras, tomar cuidado no que diz. // (…)


Caráter: s.m. Conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo); traço distintivo: o caráter do povo brasileiro. / Gênio, índole, humor, temperamento. / Formação moral, honestidade: homem de caráter. / (…)


Desculpa: s.f. Ação de desculpar ou de se desculpar. / Razão ou motivo para atenuar ou eximir da culpa; justificativa. / Escusa; pretexto. / Indulgência, perdão.


Confiança: s.f. Esperança firme em alguém, em alguma coisa: ter confiança no futuro. / Sentimento de segurança, de certeza, tranqüilidade, sossego daquele que confia na probidade de alguém: (…)


Covardia :s.f. Falta de coragem; (…)


Coragem:s.f. Força ou energia moral que leva a afrontar os perigos; valor; destemor, (…)


Maldade:s.f. Qualidade daquele ou daquilo que é mau. / Atitude ou ação de quem faz o mal. / Ruindade, perversidade, crueldade



Nenhum comentário:

Postar um comentário