sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ministério do Turismo discute com empresários a expansão do turismo em Parauapebas


A expectativa é que se crie uma nova alternativa econômica no município

“Quem executa o turismo é o poder privado. Nós podemos apenas executar políticas públicas”, afirmou a secretaria nacional de políticas de turismo, Ana Izabel Mesquita, na reunião realizada ontem, 26, do auditório da ACIP (Associação Comercial Industrial e Serviços de Parauapebas).

Com o tema: Turismo – Uma oportunidade de desenvolvimento; o encontro reuniu vários empresários dos mais diversos segmentos e teve como objetivo discutir a expansão do turismo em Parauapebas. E após os pronunciamentos, entre eles de Bel Mesquita, foi a vez dos técnicos do Ministério do Turismo esclarecer aos presentes sobre a importância e as formas de fomentar o turismo no município.


O primeiro a fazer suas exposições foi o Coordenador de Segmentação Turística do Ministério do Turismo, Wilken Souto. Em sua opinião é preciso que se defina quatro importantes pilares:

- O que temos a oferecer;

- O que o turista procura;

- Perfil do turista e

- Tipos de turismo.

“Temos que preparar a região para receber os mais diversos tipos de turistas. Uns vem em grupo, outros com a família”, explicou Wilken, citando ainda que são muitos os perfis do turista podendo ser da terceira idade, deficiente, aventureiro etc.

O coordenador de segmentação turística lembrou que Parauapebas já conta com o turismo de negócio, e explicou tratar-se daqueles que vem a trabalho e nos finais de semana terminam voltando para suas cidades de origem por não achar aqui nada de interessante para fazer e, ainda segundo ele, quando ficam na cidade não saem do hotel por falta de opção ou da ausência de divulgação das poucas que existem.

Wilken detalhou que os turistas precisam de vários serviços como, por exemplo, transporte, hotel, lazer, entretenimento etc.

“Será que esta oferta está organizada? Será que os empresários vêem oportunidade nisto?”, questionou o palestrante; e explicou que este momento deve-se aproveitar o turista que já está aqui e o próximo passo será atrair outros tendo que, para isto, descobrir o que já temos e o que o turista procura.

Em sua opinião às vezes temos a oportunidade e o que nos falta é a criatividade como inserir produtos agrícolas na alimentação dos turistas em hotéis e restaurantes, por exemplo.

Depois a vez da Coordenadora de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Clévia, falar sobre os tipos de turismo para cada região. E citou como indispensáveis para o sucesso na busca de turistas:

- Produtos: grau de criatividade (singularidade), acesso, potencial ou real, possibilidade de integração regional.

- Serviços: hospedagem, alimentação, transportes, compras etc.

- Pessoas: atuam de forma isolada; associações que representam as diversas atividades econômicas; e Conselho Municipal de Turismo.

“O turista precisa encontrar uma boa resposta ao se perguntar: por que vim até aqui?”, orienta Ana Clévia, dizendo que a proposta do Ministério do Turismo é trabalhar com os empresários para ajudá-los a manter o turista mais um tempo aqui.

Zé Rinaldo recebeu a equipe do Ministério do Turismo

No final das exposições dos técnicos foi aberto debates e sugestões momento em José Rinaldo Alves de Carvalho, vice presidente da ACIP, se comprometeu a criar uma Câmara Setorial para cuidar do assunto dentro da entidade e traçar planos para o turismo. “Me comprometo a inserir na pauta de reunião da ACIP este assunto para tratarmos do assunto, e se preciso acionarei ainda a FIEPA”, se comprometeu Rinaldo.

A próxima reunião será marcada para a segunda semana do próximo mês, novembro, a data será definida e divulgada aos interessados.

Na próxima semana a equipe do Ministério do Turismo realizará reunião em Marabá com o mesmo objetivo.

Detalhes – O evento foi aberto com a apresentação do Grupo de Dança Tangará. O grupo é formado por adolescentes do Projeto PIPA, e apresentou: As pretinhas da Angola; Dança dos Vaqueiros do Marajó; e ainda dançou carimbó sob os aplausos dos presentes.

Compôs a mesa na reunião: Bel Mesquita, secretaria nacional de políticas de turismo; Euzébio Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas; Abraão Lopes Pimentel, presidente do Conselho Municipal de Turismo e Secretário Municipal de Desenvolvimento; Vereador Odilon Rocha de Sansão, representando o Conselho de Cultura da câmara municipal; Frederico Drumont, coordenador do IcmBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade; José Rinaldo, vice presidente da ACIP, presidente do diretório municipal do PSDB e delegado da FIEPA; Jamerson Rodrigues, membro da Diretoria de Relações Institucionais da Vale; Francisangela Rezende e Adelson Fernandes, vereadores.

Se fizeram presentes o Secretário Municipal de Educaçao, Raimundo Oliveira Neto; o Secretário Municipal de Assistência Social, Rudson Gomes; Cláudio Feitosa, Secretário Municipal de Cultura; Telmo Mendes, superintendente do Unique Shopping.

Fonte: Jornalista Francesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário