segunda-feira, 25 de março de 2013

Lula: garoto propaganda de empreiteiras




Reporta a “Folha” de hoje (22) que “quase metade das viagens internacionais feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após deixar o governo foi bancada por grandes empreiteiras com interesses nos países que ele visitou.”.

Dentre as principais financiadoras das andanças de Lula estão a Camargo Corrêa, a OAS e a Odebrecht.
gundo o Instituto Lula, as viagens têm como objetivo “promover os interesses da nação” e não das empresas que bancam as embaixadas. Vou enviar telegramas de agradecimento à Camargo Corrêa, OAS e Odebrecht por elas estarem bancando o Lula a promover os meus interesses alhures.

> Empresas têm conseguido obras com a ajuda de Lula

Mas como altruísmo não é o forte das empresas brasileiras, elas também pedem para que o ex-presidente use o prestígio dele para coloca-las no jogo dos investimentos bilionários na região, ou seja, Lula, de um dos presidentes da República mais respeitados do mundo, virou garoto propaganda de empreiteiras.

Não há ilegalidade em Lula ser bancado por empreiteiras, ou por quem lhe quiser fazer a deferência, pois o Brasil, diferente da maioria das democracias, não possui legislação que regulamente atividades de ex-presidentes.

Nos EUA, por exemplo, os ex-presidentes, além de não mais poderem se candidatar a cargos eletivos, estão impedidos de presidir empresas ou aceitar delas qualquer tipo de subsídio para atividades pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário