Ocorreu o lançamento do Pacto Nacional pela Idade Certa (PNAIC), realizado pela Prefeitura sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
evento contou com a presença da secretária de educação, Francisca Ciza, diretor pedagógico da Semed, Márcio Carneiro e o Coordenador municipal do pacto, Rogério Furtado. Desenvolvido em parceria entres os governos federal, estadual e municipal, o pacto garante que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Parauapebas é um dos primeiros municípios do Pará a formalizar sua participação no pacto. Durante pronunciamento a Secretária Municipal de Educação, Francisca Ciza disse que esse é mais um programa que chega para fortalecer a educação no município. “Tenho certeza que com a equipe que temos, o desenvolvimento desse pacto vai nos trazer melhores índices da educação”, destacou a secretária.
O Coordenador Municipal do Pacto fez uma pequena explanação do projeto abordando o funcionamento e regras do pacto, além das responsabilidades do município a partir do lançamento do PNAIC. Entre elas estão: Alfabetizar todas as crianças na idade certa em língua portuguesa e em matemática, realizar avaliações anuais aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.
No evento também foi apresentada a equipe de trabalho. Atualmente, a rede de ensino em Parauapebas possui 15 mil alunos na fase de alfabetização. Ao todo, 620 professores participarão do pacto e receberão formação continuada. A formação continuada de professores é um dos principais focos do PNAIC, que terá bolsas oferecidas aos profissionais e outras atividades voltadas para o cumprimento da proposta do pacto. Serão cursos presenciais de dois anos para os professores alfabetizadores, com baseado no Programa Pró-Letramento.
Pacto
O Pacto nacional pela Idade Certa foi lançado no Brasil em 2012 e segundo o Ministério da Educação a proposta é tornar a alfabetização na idade certa prioridade. Pois somente dominando a leitura, a redação, a interpretação e a matemática é que as crianças poderão se desenvolver no ambiente escolar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário