segunda-feira, 10 de junho de 2013

Projeto de criação da Unifesspa uma reivindicação do Dep. Federal Zequinha marinho ( PSC-PA ) e Asdrubal



Foi encaminhado à sanção presidencial, o Projeto de Lei 2206/2011, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, por desmembramento da Universidade Federal do Pará - UFPA, e dá outras providências. A criação da universidade é uma reivindicação do deputado Federal Zequinha Marinho (PSC-PA) desde o seu primeiro mandato em 2003, ano do envio do primeiro ofício ao Ministério da Educação.

A luta do parlamentar para aprovação do projeto da Unifesspa começou em 24 de setembro de 2003. Na época, o deputado encaminhou ofício ao Ministro da Educação, Cristovam Buarque. Em outubro, do mesmo ano, Zequinha enviou ofício ao Ministro da Casa Civil, José Dirceu, que explicava a necessidade do aumento de vagas no ensino superior na região Sul e Sudeste do Estado.

Em 2004, Zequinha apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Indicação 2161/2004 no qual sugeriu ao Ministério da Educação (MEC) a transformação do Campus Avançado da Universidade Federal do Pará, localizado na cidade de Marabá / PA, em Universidade Federal do Sul do Pará.

Segundo o deputado, a necessidade de criação da Universidade Federal do Sul do Pará, por desmembramento do Campus avançado de Marabá, está intimamente relacionada a uma enorme e histórica demanda por vagas no ensino superior naquela região. “Acredito que a Unifesspa irá promover o desenvolvimento da região Sul e Sudeste do Estado além é claro de levar o ensino  a todos os moradores da região. Estou muito feliz em poder contemplar mais uma vitória dos paraenses, disse”.

De acordo com o artigo 66 da CF-88, a Presidente Dilma Rousseff tem o prazo de 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto de lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário