sábado, 28 de dezembro de 2013

Os casais foram selecionados por meio de uma triagem, realizada por assistentes sociais. O segundo passo foi à aprovação da documentação pelos cartórios das cidades de origem dos noivos. A inscrição para o Casamento Comunitário consistiu na apresentação, pelos casais, de documentos, como Certidão de Nascimento, RG, CPF, comprovante de residência, de rende ou cartão do CAD Único.  
O Casamento Comunitário aconteceu no Ginásio Poliesportivo  mais de duas mil pessoas participaram do evento.

Idealizadoras do evento foram a  Irmã Teca e sua equipe da Secretaria da Mulher  e a Vereadora Luzinete

Marcelo Parcerinho também participou do evento como padrinho de casamento










Os casamentos comunitários são projetos realizados para regularizar a união daqueles que não possuem condições financeiras de pagar por uma cerimônia matrimonial.
No Brasil, são inúmeras as realizações de casamentos comunitários de centenas de casais através de projetos sociais de instituições que se preocupam com o bem-estar da sociedade. Promovida pelo Tribunal de Justiça associado às entidades religiosas e ao cartório de registro civil, a oficialização do casamento tende a abençoar casais de todas as idades, que já residem no mesmo local, ou não, independentemente do tempo em que estão juntos.
O objetivo das instituições que efetuam casamentos comunitários é a inclusão social e proteção da família pela regularização do estado civil de casais que não possuem condições financeiras suficientes para realizar a própria cerimônia. A proposta do projeto é beneficiar os casais para viverem dignamente em sociedade. Declarados como cônjuges pelo Tribunal de Justiça, os casais regularizam sua união através do procedimento correto e a 
Cerimôniadocumentação exigida, que para os que vão se casar pela primeira vez são: cédula de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento, comprovante de renda.
Para se unir em matrimônio   comunitariamente, é preciso esperar pela realização de casamentos comunitários no seu município. Ao entrar em contato com a prefeitura da sua cidade, é possível obter informações sobre este tipo de evento e o cronograma da projeção de datas para novos casamentos. As vagas para a participação desta cerimônia são limitadas, por isso quem estiver interessado deve ficar atento para garantir a sua inscrição.
Os procedimentos são similares a qualquer casamento civil. Podem participar do projeto aqueles que possuem até dois salários mínimos, toda a documentação necessária e nenhum impedimento legal para a realização do matrimônio. Além do valor do registro em cartório, os cônjuges recebem gratuitamente uma cerimônia completa com marcha nupcial, tapete vermelho, cobertura fotográfica e benção religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário