sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Palmas recebe 1º Telecentro na zona rural; em todo Estado são 21 unidades


ASCOM Sejuv
A iniciativa é uma parceria entre o governo federal, governo do Estado, prefeituras e instituições que realizam trabalhos sociais Com espaço que tem computadores com acesso à internet, moradores do setor poderão contar com cursos de informática Telecentro inaugurado na capital é o primeiro localizado na zona rural O jovem Davilson Nonato disse que o acesso à informação gerada após a implantação dos computadores lhe permitirá um futuro melhor Carlindo Venâncio Dias, de 63 anos, destacou que toda a comunidade será beneficiada com a instalação dos computadores na Associação

Em uma sociedade cada dia mais globalizada, a inclusão digital vem se tornando um poderoso meio de acesso ao conhecimento. Desta forma, implementando uma política positiva de inclusão da sociedade nas tecnologias digitais, o governo estadual vem implantando unidades de acesso à internet em diversas regiões do Tocantins. Ao todo, 20 Telecentros comunitários já foram implantados no Estado e o 21º,

 primeiro localizado em uma zona rural, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 31, na zona de chácaras do setor Santa Fé, em Palmas. A iniciativa é uma parceria entre o governo federal, governo do Estado, prefeituras e instituições que realizam trabalhos sociais.

De acordo com a Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), no novo centro, que conta com computadores com acesso à internet, os moradores do setor poderão contar com cursos de informática, dando mais oportunidades aos jovens no concorrido mercado de trabalho. “Estamos trazendo hoje um programa de inclusão social que foi viabilizado pela comunidade e entrou pelas portas do Mérito Juvenil. Espero que as famílias possam direcionar os jovens e que este espaço dê à juventude oportunidade de cidadania e desenvolvimento”, frisou o secretário Rolf Vidal.

Presidente da Associação dos Chacareiros da Gleba Santa Fé, Termiston Soares Santos, destacou a importância do telecentro para a comunidade. Conforme o presidente, os computadores e os cursos abrirão novas portas para os moradores da região. “Este é o primeiro Telecentro instalado na zona rural do Tocantins. Com este Telecentro, o jovem não vai mais precisar ir até a cidade e pagar por um curso de informática. Ele vai poder ter acesso ao conhecimento aqui mesmo”, celebrou.

A opinião foi compartilhada pelo jovem Davilson Nonato de Oliveira, morador da gleba Santa Fé. Para o jovem, o acesso à informação gerada após a implantação dos computadores lhe permitirá um futuro melhor. “Acho muito importante porque é mais uma oportunidade que estamos tendo. Com esses cursos vamos ter mais conhecimentos e aprendizado. E no futuro, poderei até ajudar a minha comunidade”, explicou.

Se do lado da juventude o centro gera boas expectativas, para quem já tem muita experiência de vida também pode ser uma oportunidade de acesso a novos conhecimentos. Caso do senhor Carlindo Venâncio Dias, de 63 anos. Para ele, toda a comunidade será beneficiada com a instalação dos computadores na Associação. “É muito importante, estamos precisando muito disso aqui. Passamos um bom tempo esquecidos e agora lembraram da nossa região. Acho que esses computadores vão trazer muitas coisas boas para toda a gente”, completou.

Mérito Juvenil

O Mérito Juvenil - Prêmio Internacional para a Juventude - é um programa de autodesenvolvimento disponível para todos os jovens do mundo, equipando-os para a vida para que façam a diferença em sua comunidade e no mundo.

O Programa foi criado em 1956, no Reino Unido, pela The Duke of Edinburgh’s Award International Association. O objetivo era motivar rapazes entre 15 anos e 18 anos a se envolverem em um programa voluntário de atividades para o crescimento pessoal durante o difícil período entre a adolescência e a fase adulta.
- See more at: http://atn.to.gov.br/noticia/176795/#sthash.tGUHGlPt.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário