segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Desmatamento na Amazônia quintuplicou em outubro


17 de novembro de 2014
desmataINTERBA

Brasília – O Bom Dia Brasil, da Rede Globo, teve acesso a um relatório da Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) que revela que a Amazônia perdeu 244 quilômetros quadrados de floresta em outubro. É uma ampliação de 467% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na época, o desmate foi de 43 km².

De acordo com o órgão, nos últimos três meses o Brasil perdeu mais de mil quilômetros quadrados de floresta, quase o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.

O Imazon utiliza um sistema de avaliação alternativo em relação ao Deter, usado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Rondônia (27%), Mato Grosso (23%), Pará (22%) e Amazonas (13%) lideram as altas.

Embora não seja possível comparar os percentuais estatisticamente, a Folha de S. Paulo da última semana também mostrou que dados ainda não divulgados oficialmente trarão aumento de no desmatamento entre agosto e setembro em relação ao mesmo período de 2013.

A reportagem mostrou que a presidente Dilma Rousseff, durante a campanha, mentiu quando disse que haveria diminuição no desmatamento. O governo já sabia dos dados desde o dia 14 de outubro. O estudo seguiu 10 dias depois para o diretor do INPE e, oficialmente, a divulgação deve acontecer no dia 20 de novembro.
*Da liderança do PSDB no Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário