sábado, 21 de janeiro de 2012

Cronograma da Vale prevê retomada de "Serra Azul" e adia ALPA para 2016


Reconhecendo os óbvios atrasos, a Vale divulga a partir do próximo mês de fevereiro o detalhamento das alterações realizadas em seu cronograma de investimentos para 2012, anunciado em novembro passado. Para este ano, entre aqueles projetos considerados prioritários pela companhia está o "Serra Azul", em Carajás. Virtualmente parado desde 2009, o empreendimento deverá ser retomado este ano e a previsão para o começo de suas operações é o primeiro semestre de 2016. Com potencial para 95 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, "Serra Azul" deverá garantir a permanência da companhia no topo entre as maiores mineradoras de ferro do mundo e é considerado o maior investimento mundial na extração de ferro.

Os analistas da Vale concordam que a China, que em 2011 cresceu cerca de 9,1%, deverá crescer menos em 2012 (estima-se algo em torno de 8,6%), mesmo assim continuará crescendo neste mesmo ritmo e de forma sustentável pelos próximos dez anos, puxando a economia mundial e, pelo menos por enquanto, mantendo afastado o risco de uma crise sistêmica mundial. Assim, o minério de ferro deverá sofrer certo aumento na demanda e a Vale pretende ter condições de atender às necessidades da China.

O detalhamento do cronograma deverá adiar para 2016 a previsão para o início das operações da Aços Laminados do Pará - ALPA, empreendimento considerado mais importante para Marabá e região
 
fonte: Wilson Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário