terça-feira, 12 de março de 2013

Ex-deputada autora do PLC 122 volta a assumir vaga na Câmara Federal

A sorocabana Iara Bernardi, do PT, retorna ao Congresso após saída de Jilmar Tatto, que assume a Secretaria de Transportes na Prefeitura de São Paulo.



APOGLBT
07.01.2013

A ex-deputada federal Iara Bernardi, autora do Projeto de Lei (PL) 122/2006, que trata da criminalização da homofobia em âmbito nacional, retoma uma cadeira na Câmara dos Deputados. Esse, projeto, considerado a principal demanda do movimento LGBT, foi aprovado pelo Plenário da Câmara e aguarda análise do Senado Federal.

Paulista de Sorocaba, Iara Bernardi é graduada em Ciências com especialização em Genética Humana e Oceanografia Biológica. É pós-graduada em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio (Itu/SP).

A parlamentar foi professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. No período de 1977 e 78, exerceu a função de Conselheira Estadual da Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Além disso, assumiu como conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e foi eleita vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. As duas funções foram exercidas no município de Sorocaba (SP).

No PT, Iara Bernardi exerceu o cargo de vice-presidente do Diretório Municipal em Sorocaba. Atuou com membro do Diretório Estadual do PT/SP e como vice-presidente do Diretório Nacional. Iara Bernardi foi a primeira mulher a assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Sorocaba pelo Partido dos Trabalhadores. Em 1983, foi a candidata a conquistar a maior votação já obtida por uma candidata do partido no período.


Na Câmara dos Deputados, além de assumir a vice-liderança do PT no período de 2000 a 2006, atuou como vice-presidente da comissão de Educação e da comissão especial do Código Civil. Integrou a Comissão de Desenvolvimento Urbano e compôs a coordenação da Bancada Feminina do Congresso.

Em 2006, durante o 10º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo - cujo tema foi “Homofobia é crime! Direitos sexuais são direitos humanos” - a APOGLBT contemplou a deputada com o 6ª Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, na categoria “Ação Política”, em reconhecimento à sua contribuição para o avanço da cidadania LGBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário