terça-feira, 27 de agosto de 2013

Minério de Tolo

Fonte : Wandenkolk

Minério de Tolo

Semana passada, tive a oportunidade de ler o artigo do excelente jornalista Lúcio Flávio Pinto, denominado "Carajás: tesouro asiático". Um texto preciso e cirúrgico sobre a situação de uma região tão rica e tão pobre, tão importante e tão esquecida. Nele, é destrinchada a nova frente de produção que a Vale abre na região, o maior investimento de sua história: o projeto S11D.
a inauguração deste projeto consolidará a Vale como a maior vendedora interoceânica de minério de ferro do mundo. O minério de Carajás, em razão de sua composição, tem mercado garantido no exterior, fato que fará de nossa região a maior mina de atendimento internacional que existe.
A pergunta que fica no ar é: o que Carajás ganha com isso? Alguns podem argumentar que os royalties geram lucro para a máquina estatal, mas geraria o mesmo se o minério fosse beneficiado no próprio estado? Um computador simples custa, aproximadamente, R$ 900 e um carro popular R$ 22.000, enquanto 1 tonelada de minério de ferro seco está cotada em U$$ 145. Ou seja, um computador e um carro que têm como base o minério de ferro, custam de 10 a 100 vezes mais caro que uma tonelada de ferro!
Se a matéria-prima que sai das minas do Carajás fosse beneficiada lá, se produzíssemos estes computadores e carros na região, muito mais emprego, desenvolvimento e riqueza seriam gerados. É um descalabro o que acontece atualmente, abrem-se buracos, cortam-se ferrovias através de propriedades rurais, leva-se toda a riqueza e não deixa-se nada para os verdadeiros donos da riqueza: o povo.
Dos 120 milhões de toneladas de minério de ferro que são extraídos do Carajás (o que gera algo ao redor de 18 bilhões de dólares à Vale todos os anos) quanto foi investido na região? Você que vive no Carajás, dê uma boa olhada pela janela e tente achar onde este dinheiro foi investido.
Por isso meus amigos, relembrando a música de Raul Seixas, "Ouro de Tolo", é que dei este título para o texto. Achamos que temos minério, uma riqueza, uma alternativa para toda a miséria que aflige a nossa região, porém, é só um minério de tolo, uma enganação, algo que, pelo visto, nunca teremos acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário