quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

UNIFESSPA: Marabá se consolida como polo de ensino superior


Em 2017, Marabá deve chegar a 50 cursos e 12 mil alunos de graduação em três instituições públicas e uma dezena de faculdades particulares, consolidando-se como potência universitária no Norte do país. Essa população acadêmica equivale a uma cidade do tamanho da atual Curionópolis só de estudantes de ensino superior dentro da capital regional mais desenvolvida do interior amazônico

Prédio do Campus 2, da Unifesspa, vai abrigar o Instituto de Geociências e Engenharia, congregando os cursos de Geologia e as engenharias de Minas e Meio Ambiente, de Materiais, Civil, Mecânica, Elétrica e da Computação
Capa do projeto que deu vida à mais nova universidade federal do Pará. Unifesspa era um sonho antigo do sudeste paraense que se tornou realidade e agora vai andar com as próprias pernas, após ter sido gerada da universide-mãe, a UFPA

Já em ação, Unifesspa está ofertando mais de 1.000 vagas em seu vestibular pioneiro, o Processo Seletivo (PS) 2014, para Marabá, Xinguara, São Félix do Xingu, Rondon do Pará e Santana do Araguaia
NOVINHA EM FOLHA
Unifesspa lança primeiro seletivo para ingresso de mais de 1.000

Há exatamente dez anos, a Universidade Federal do Pará (UFPA) mostrava estar disposta a expandir-se em Marabá e tornar o município um respeitado polo universitário no interior amazônico. A instituição lançou o memorável edital de número 8, na terceira semana de setembro de 2003, com aquele que seria o divisor de águas em seu vestibular: o Processo Seletivo Seriado (PSS).

À época, as maiores novidades do então PSS 2004 marchavam rumo ao interior: os cursos de Jornalismo, em Parauapebas; e Sistemas de Informação, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas e Meio Ambiente, em Marabá. Um ano depois, o Campus de Marabá ganhou o curso de Geologia, e a universidade não parou mais de crescer, contando com o reforço de suas licenciaturas, tão importantes para a formação de professores do ensino básico, e bacharelados de respeito, como Direito.

Hoje, dez anos depois daquele vestibular que iniciou o processo de ampliação da presença da UFPA em Marabá (em quantidade de graduações e de alunos), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) entra em ação, após ter se "emancipado", com usucapião, da Federal pioneira, que agora toca sua vida de Tucuruí para cima.

Na realidade, o processo de amadurecimento e de parto institucional reforça o fato de que Marabá seja, sim, um município com vocação universitária, haja vista sua tradição em receber estudantes de fora para ingressar nos cursos locais.

GRADUAÇÕES NOVAS

Em seu primeiro vestibular, a Unifesspa vai consolidar Marabá como polo de Educação e Engenharia e, no futuro, como polo de Ciências da Saúde. No edital de vestibular divulgado na última terça-feira (24) pela reitoria da instituição, o município recebe reforço de 11 novos cursos: as engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, da Computação e Química, mais Biologia, Saúde Coletiva, Psicologia, Economia, História e Artes Visuais. Somando-se às atuais 14 graduações ofertadas pelo Campus da UFPA de Marabá (agora Unifesspa), o número de cursos chega a 25.

Ainda assim, a Unifesspa vai estar presente na região com 30 cursos em 2014, já que também ganham graduações da instituição os municípios de Xinguara (História), Santana do Araguaia (Matemática), São Félix do Xingu (Letras com habilitação em Língua Portuguesa) e Rondon do Pará (Ciências Contábeis e Administração). Ao todo, estão sendo ofertadas – entre cursos novos e graduações já existentes – 1.246 vagas.

Se a concorrência já era excitante por uma das cadeiras dos cursos atuais, notadamente Direito e Engenharia de Minas e Meio Ambiente, os mais procurados do interior do Pará, a disputa por assento nos novos cursos promete pegar fogo. Isso porque vão aportar em Marabá, de mala e cuia no segundo semestre de 2014, carreiras atrás das quais os marabaenses e seus vizinhos correm desesperadamente, como as de formação de engenheiro mecânico, engenheiro eletricista, psicólogo e biólogo. Não por acaso, os seletivos da UFPA para pegar os respectivos diplomas, em Belém, são disputadíssimos.

As inscrições para o Processo Seletivo (PS) 2014 da Unifesspa serão feitas apenas pela internet, no portal do Ceps (http://www.ceps.ufpa.br), entre os dias 4 e 22 de outubro. É preciso fazer a prova do Enem 2013 para concorrer e pagar taxa de inscrição no valor de R$ 20 – neste caso, somente alunos que não cursaram o ensino médio em escola pública.

À nota final do Enem será atribuído bônus de 10%, especialmente para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio no Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins.
CURSOS A CAMINHO

Federal terá Medicina em Marabá, Direito em Rondon e Veterinária em Xinguara

O número de graduações da novíssima Unifesspa com certeza vai bombar a partir do Processo Seletivo (PS) com ingresso em 2015. Se em 2014 a população universitária da Unifesspa em Marabá deve chegar a 3.500 estudantes, quando a instituição estiver funcionando com sua estrutura completa em 2017, esse número aumentará 75%.

É que, conforme o projeto original de implantação da nova universidade, ainda estão a caminho os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Educação Física e Comunicação Social, todos para Marabá; Direito, Economia, Serviço Social e Letras (com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola), para Rondon do Pará; Pedagogia, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia, Veterinária e Zootecnia, para Xinguara; além dos cursos de Física Ambiental, Química Ambiental, Biologia Ambiental, Ecologia, Ciências Naturais, Ciências Agrárias, Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, que seriam criados em Parauapebas caso o campus do município tivesse vingado.

Se tudo der certo, e com todos esses cursos em funcionamento, a Unifesspa findará 2017 com cerca de 8 mil matrículas, sendo que pelo menos 5 mil delas deverão pertencer a Marabá, cujo campus será constituído, conforme prevê seu projeto de implantação, por sete Unidades Acadêmicas, que são os institutos de Humanidades e Formação Docente; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharia e Geociências; Ciências da Vida e Saúde; Estudos Agroflorestais; Ciências Exatas e Naturais; e de Estudos da Linguagem.
Há, ainda, um mestrado em funcionamento, do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), e outros dois com perspectivas de criação, nas áreas de Aproveitamento de Recursos Minerais e Novos Materiais e Agroecologia.

4,5 MIL ESTUDAM '0800'

Hoje, Marabá possui três instituições de ensino superior públicas. Na superficialidade, são, sim, graduações públicas e gratuitas; no fundo, porém, são impostos pagos por cidadãos que retornam ou deveriam retornar, no mínimo, em mais vagas nas universidades.

Além de sediar a Unifesspa, Marabá possui unidades da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Instituto Federal do Pará (IFPA) e conta, também, com um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Somadas apenas as matrículas na Unifesspa, na Uepa, no IFPA e na UAB, em relação aos quais o total de cursos de graduação ofertados chegou a 26 em 2013, a população universitária "0800" em Marabá totaliza 4.500 estudantes.

Para se ter dimensão da quantidade de matrículas nessas instituições, basta-se comparar com a população de municípios Brasil afora. Atualmente, 1.045 deles têm menos de 4.500 habitantes. Em 2017, Marabá deverá chegar a 50 cursos de graduação e a 12 mil acadêmicos, praticamente uma cidade inteira do tamanho de Curionópolis lotada de jovens no ensino superior.
DINÂMICAS TERRITORIAIS
Mestrado da Unifesspa também vai selecionar 17 para 2014

Da próxima segunda-feira (30) até o dia 25 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), vai escolher 17 candidatos para a sua terceira turma de mestrado, com início previsto para 10 de março de 2014. O edital da seleção está disponível em: .
No seletivo atual, as vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: oito para "Estado, Território e Dinâmicas Socioambientais na Amazônia" e nove para "Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais". É um expressivo incremento de 90% em relação ao total de vagas ofertadas para formação da primeira turma do mestrado, em 2012, que conta com nove pós-graduandos em fase de conclusão e defesa da dissertação.


INFORMAÇÕES BÁSICAS

Pode se inscrever qualquer pessoa portadora de diploma de graduação. Candidatos que já concluíram a graduação, mas ainda não receberam o diploma, poderão concorrer, desde que apresentem declaração de conclusão de curso. Caso seja selecionado, ele deverá apresentar o título de graduação até o ato da matrícula ao PDTSA.

Para efetivar inscrição, deverão ser entregues os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido (conforme modelo do edital); cópia autenticada do diploma ou declaração de conclusão de graduação; cópia autenticada do histórico de graduação; cópia autenticada ou apresentação de original e cópia da identidade e CPF; projeto de dissertação indicando a linha de pesquisa, a temática de interesse, a problemática, a pergunta de pesquisa, a justificativa, os objetivos, a metodologia, a hipótese e os resultados esperados, com texto em, no máximo, dez páginas; currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq (em versão impressa em duas vias, devidamente comprovada); termo de compromisso de dedicação de tempo ao curso.

Fonte: http://jornalistagramatiqueiro.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário